Nova calculadora do iPad chega com recursos de IA; veja detalhes

11/06/2024

Tecnologia

Fonte: Imagem: Apple

Apple revelou uma novidade bastante aguardada para o iPadOS 18 na conferência de abertura da WWDC 2024. Além dos vários recursos de inteligência artificial (IA) apresentados para a linha completa de produtos, a companhia apresentou também o app de Calculadora para tablets.

Apesar de parecer surpreendente, o sistema operacional do iPad nunca teve um aplicativo nativo para fazer contas matemáticas. A solução para usuários era baixar alternativas de outros desenvolvedores na App Store, sem a performance máxima e com recursos limitados por pagamentos.

smart people are cooler Com o iPadOS 18, porém, a solução chega fazendo tanto o básico quanto usando os novos recursos de IA da Maçã para entregar ainda mais funcionalidades.


A Calculadora inteligente do iPadOS 18

Além de realizar contas em interface tradicional ou científica, a Calculadora para tablets da Apple conta com um recurso chamado Math Notes. Com essa novidade, que fica integrada no app Notas, o usuário pode digitar ou escrever expressões matemáticas e ver a solução na hora escrita à mão.

Com essa função, é possível fazer alterações durante o cálculo, como adicionar ou mudar elementos e ver o resultado se modificando em tempo real. O app traz ainda um modo de representação gráfica para que você desenhe gráficos e exercícios que tornam o aprendizado de Física e Matemática bem mais intuitivo.

Segundo a Maçã, é possível digitar uma equação e inserir um gráfico com um simples toque e ainda conferir o histórico de contas realizadas anteriormente. Tudo isso é possível graças aos recursos de IA do Apple Intelligence e também o uso do Apple Pencil.

O iPadOS 18 já está disponível em versão Beta via Apple Developer Program a partir de hoje, mas a versão pública chega já no mês que vem. A expectativa é de que a versão estável do sistema operacional esteja disponível a partir de setembro de 2024, junto do também recém-anunciado iOS 18.

Fonte(s): Tecmundo